Responsabilidade social – Entenda a importância desse conceito para sua organização sem fins lucrativo
Como a responsabilidade social é importante para o bem de todos e da sua organização!
Já ouviu falar em uma frase bem famosa “faça o bem sem ver a quem”? Apesar de bem conhecida, seu significado, representado por sete palavras nessa frase, é mais abrangente do que se possa expressar com poucas frases.
Fazer o bem consiste em seguir o que é certo, tomar atitudes que são importantes para uma pessoa ou um grupo, visando, de fato, sua felicidade. Ter em mente que, como líder, é possível realizar ações para o benefício do próximo e, consequentemente, ser afetado por isso.
E quando se fala do “bem ao próximo”, fica difícil de imaginar algo mais palpável e concreto para se realizar com base em atitudes viáveis de serem executadas. Mas esse próximo nem sempre é alguém de um lugar distante e que vive de uma maneira totalmente distinta da sua. Essa pessoa pode estar mais perto do que se imagina e as possibilidades de providência são inúmeras.
Como isso é um assunto importante, e que você, como diretor de sua organização sem fim lucrativo, deve atentar-se, viemos falar um pouco sobre a responsabilidade social e como esse conceito será a razão da felicidade de quem for atingido pela suas ações.
O que é responsabilidade social?
Antes de tudo, vamos abordar a definição do conceito, para que, assim, você possa ter uma noção do que é englobado. A responsabilidade social é a adoção de atitudes, procedimentos e condutas por parte da organização, objetivando o bem-estar e uma contribuição para a sociedade.
Essas ações devem partir unicamente da empresa e de modo voluntário. Práticas advindas de incentivo fiscal, por exemplo, não são incluídas nesse conceito, pois não são de livre-arbítrio da organização.
É dividida em duas esferas diferentes:
- esfera interna: relaciona-se ao público interno da empresa (como funcionários e qualquer indivíduo envolvido com sua organização que possa ser impactado);
- esfera externa: relaciona-se com o meio ambiente, seus parceiros de empreendimento e também o meio em que estão inseridos (a comunidade).
Qual a importância desse conceito para minha organização?
A prática da responsabilidade pode não só auxiliar no benefício do coletivo e do meio ambiente, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para um futuro sustentável para a sociedade num âmbito geral, mas também evidencia sua empresa em meio às outras.
Como assim? É bem simples: nem todas as organizações têm uma preocupação pelo futuro da humanidade, nem mesmo em uma realidade pouco distante delas. Ter uma imagem que se mostra ajudando as outras é algo diferente, que faz bem, criando uma boa impressão e um carinho inconsciente nos indivíduos – principalmente os que são ou foram diretamente afetados pelas suas decisões.
Não só para o bem da organização e da construção de uma imagem positiva, mas principalmente para o auxílio e prosperidade da sociedade como um todo. A responsabilidade social é necessária para fazer valer cada uma daquelas sete palavras, tornando seu significado real, concreto e tangível às pessoas.
Gostou do artigo? Deixe-nos o seu comentário abaixo!