Compartilhe:

Responsabilidade social empresarial – como funciona?

Entenda como a responsabilidade social empresarial pode beneficiar organizações do terceiro setor!

Saiba como utilizar a responsabilidade social empresarial a favor da sua organização 

O terceiro setor é de extrema importância para a sociedade, contudo, por não ter fins lucrativos, depende fortemente da captação de recursos para se manter ativo. 

Com isso, você, gestor de uma organização, precisa conhecer todas as formas viáveis de obter recursos, parcerias e afins, para que consiga cumprir com seu objetivo social. 

Sabendo disso, preparamos este artigo especialmente para falar sobre um aspecto que pode beneficiar muito a sua organização: a responsabilidade social empresarial. 

Responsabilidade social empresarial – O que é e como funciona? 

A responsabilidade social empresarial nada mais é do que um conceito que precisa ser adotado pelas empresas para que se mostrem engajadas com a sociedade e sustentabilidade. 

Ou seja, é algo que as empresas assumem e, assim, se comprometem a contribuir com ações sociais em prol do bem-estar das pessoas. 

Com isso, doações e participações em projetos são realizadas, o que abre diversas possibilidades para a sua organização. 

Como beneficia o terceiro setor? 

Justamente pelas empresas assumirem esse compromisso, o terceiro setor como um todo pode aproveitar para tornar mais efetiva a captação de recursos. 

Além da responsabilidade social empresarial, outro incentivo para fechar parcerias e doações com empresas são os benefícios fiscais oferecidos. 

Sendo assim, também preparamos dicas para que você usufrua dessa possibilidade. 

Dicas de como utilizar a responsabilidade social empresarial a seu favor 

Agora que você já tem conhecimento sobre os benefícios que podem ser proporcionados, separamos algumas dicas para você usufruir desse recurso. 

#1 Inclua essa questão em seus planos de proposta 

Ao procurar por doações com empresas, apresente a responsabilidade social empresarial como um argumento do porquê que a empresa deve auxiliar a sua entidade. 

Dessa forma, mostrando que é vantajoso para ambas as partes, as chances de êxito são maiores. 

#2 Procure as empresas certas

Procurar empresas que nunca participam de ações sociais e que não demonstram preocupação com essa responsabilidade pode gerar apenas frustração. 

Portanto, procure por empresas que já demonstram engajamento com causas sociais. 

#3 Mostre o que sua organização realiza 

Isso é importante, inclusive, para fidelizar a parceria com empresas e atrair ainda mais captação de recursos. 

Ou seja, mostre o todo o trabalho realizado, seja por meio de um site, redes sociais, contatando jornais e afins…

Assim, você consegue mostrar que a contribuição da empresa está gerando resultados, bem como potencializa novas parcerias. 

Conte com quem pode te ajudar!

Para conseguir aplicar essas dicas e usufruir da responsabilidade social empresarial é preciso dedicar tempo e atenção a essas questões… 

Contudo, você também precisa garantir a conformidade da sua organização, bem como que a prestação de contas e tantos outros aspectos estejam impecáveis. 

E para isso, você pode contar conosco! 

Com o suporte de uma contabilidade especializada no terceiro setor, você tem todo o apoio para focar nessas questões, com a garantia de que todos os demais aspectos estarão sendo bem cuidados. 

Portanto, não hesite em nos contatar. 

Fonte: Gestão Terceiro Setor