Erros de gestão no terceiro setor – Como evitar?
Conheça os 4 principais erros de gestão no terceiro setor e saiba como evitá-los!
Garanta um futuro promissor para sua entidade do terceiro setor, sabendo quais são e como evitar os erros de gestão
Ser gestor de uma entidade do terceiro setor não é algo simples e nós sabemos disso…
Afinal, é uma grande responsabilidade manter toda uma organização funcionando para atender uma importante demanda social.
Por conta das inúmeras tarefas e dificuldades, os erros de gestão são mais comuns do que se imagina, por isso, é essencial conhecer quais são os principais erros cometidos, com o intuito de evitá-los ao máximo.
E ao longo deste artigo, é justamente sobre o que vamos falar.
Erros de gestão no terceiro setor – Quais são os principais?
Gerir qualquer negócio não é algo simples, pois é preciso lidar com uma série de atividades desde a organização dos processos até o efetivo controle de recursos…
Quando falamos do terceiro setor, esse desafio se torna ainda maior, justamente pela necessidade de pensar em captação de recursos e atender demandas sociais que não estão sendo supridas pelo Governo.
Com isso, identificamos uma série de erros comuns, os quais vamos apresentar agora.
1 – Equipe preparada
Ao contrário do que muitos pensam, uma organização do terceiro setor não é movida apenas por voluntários… se trata de um trabalho complexo e a gestão precisa ser feita por uma equipe preparada.
Sendo assim, como gestor, você precisa ter ao seu lado pessoas que saibam como direcionar da melhor forma possível uma organização.
2 – Não ter fontes recorrentes de captação de recursos
Captar recursos não é algo simples, contudo, é inviável que seja algo instável sempre.
Seja por meio de parcerias com empresas ou convênios com o Governo, é preciso ter pelo menos uma fonte recorrente de captação de recursos para garantir o pleno funcionamento da organização.
3 – Falta de planejamento e estrutura operacional
O trabalho realizado pela organização é muito sério e precisa ser tratado como tal, com a mesma importância que gestores de empresas com fins lucrativos dão para seus planejamentos e operacionais.
Sendo assim, é preciso ter muito bem estruturado o funcionamento da organização como um todo.
4 – Falta de comunicação com outras organizações
O terceiro setor não é competitivo, afinal, os lucros não são o objetivo.
Portanto, se o objetivo é atender o máximo de necessidades sociais possíveis, se comunicar com outras organizações e tê-las como aliadas é fundamental.
Como evitar esses erros de gestão?
De forma simples, é preciso fazer o reverso.
Ou seja:
- Ter uma equipe preparada e empenhada;
- Planejar tudo;
- Definir processos operacionais;
- Ter planos de captação de recursos;
- Conquistar fontes de recursos constantes;
- Comunicar com outras organizações.
Esses pontos são vitais para evitar que todos os erros que mencionamos interfiram no desenvolvimento e ações da sua organização.
E claro, ter suporte de especialistas para garantir que tudo esteja em dia.
Conte com quem pode te ajudar!
Para manter o pleno funcionamento da sua organização, ter o suporte contábil adequado é vital para a conformidade, recursos e prestação de contas.
E para isso, você pode contar conosco! Basta nos contatar.
Fonte: Gestão Terceiro Setor