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Erros de gestão no terceiro setor – Como evitar?

Conheça os 4 principais erros de gestão no terceiro setor e saiba como evitá-los!

Garanta um futuro promissor para sua entidade do terceiro setor, sabendo quais são e como evitar os erros de gestão 

Ser gestor de uma entidade do terceiro setor não é algo simples e nós sabemos disso… 

Afinal, é uma grande responsabilidade manter toda uma organização funcionando para atender uma importante demanda social.

Por conta das inúmeras tarefas e dificuldades, os erros de gestão são mais comuns do que se imagina, por isso, é essencial conhecer quais são os principais erros cometidos, com o intuito de evitá-los ao máximo.

E ao longo deste artigo, é justamente sobre o que vamos falar. 

Erros de gestão no terceiro setor – Quais são os principais?

Gerir qualquer negócio não é algo simples, pois é preciso lidar com uma série de atividades desde a organização dos processos até o efetivo controle de recursos…

Quando falamos do terceiro setor, esse desafio se torna ainda maior, justamente pela necessidade de pensar em captação de recursos e atender demandas sociais que não estão sendo supridas pelo Governo. 

Com isso, identificamos uma série de erros comuns, os quais vamos apresentar agora. 

1 – Equipe preparada 

Ao contrário do que muitos pensam, uma organização do terceiro setor não é movida apenas por voluntários… se trata de um trabalho complexo e a gestão precisa ser feita por uma equipe preparada. 

Sendo assim, como gestor, você precisa ter ao seu lado pessoas que saibam como direcionar da melhor forma possível uma organização. 

2 – Não ter fontes recorrentes de captação de recursos 

Captar recursos não é algo simples, contudo, é inviável que seja algo instável sempre. 

Seja por meio de parcerias com empresas ou convênios com o Governo, é preciso ter pelo menos uma fonte recorrente de captação de recursos para garantir o pleno funcionamento da organização. 

3 – Falta de planejamento e estrutura operacional 

O trabalho realizado pela organização é muito sério e precisa ser tratado como tal, com a mesma importância que gestores de empresas com fins lucrativos dão para seus planejamentos e operacionais. 

Sendo assim, é preciso ter muito bem estruturado o funcionamento da organização como um todo. 

4 – Falta de comunicação com outras organizações 

O terceiro setor não é competitivo, afinal, os lucros não são o objetivo. 

Portanto, se o objetivo é atender o máximo de necessidades sociais possíveis, se comunicar com outras organizações e tê-las como aliadas é fundamental. 

Como evitar esses erros de gestão? 

De forma simples, é preciso fazer o reverso. 

Ou seja:

  • Ter uma equipe preparada e empenhada; 
  • Planejar tudo; 
  • Definir processos operacionais; 
  • Ter planos de captação de recursos; 
  • Conquistar fontes de recursos constantes; 
  • Comunicar com outras organizações. 

Esses pontos são vitais para evitar que todos os erros que mencionamos interfiram no desenvolvimento e ações da sua organização. 

E claro, ter suporte de especialistas para garantir que tudo esteja em dia. 

Conte com quem pode te ajudar! 

Para manter o pleno funcionamento da sua organização, ter o suporte contábil adequado é vital para a conformidade, recursos e prestação de contas. 

E para isso, você pode contar conosco! Basta nos contatar. 

Fonte: Gestão Terceiro Setor