Empreendedor social – Como se tornar um?
Guia para colocar em prática seu objetivo de se tornar um empreendedor social!
Saiba o que é preciso para ser um empreendedor social que faz a diferença no terceiro setor
O terceiro setor é crucial para a sociedade, justamente por atender demandas que não estão sendo completamente supridas pelo Governo…
Mas para que isso ocorra, o papel do empreendedor social é crucial, pois, somente assim novas ações sociais surgem e cada vez mais as pessoas têm suas necessidades atendidas.
Dessa forma, se você busca saber como se tornar um empreendedor social e fazer a sua parte para o desenvolvimento de ações voltadas para o terceiro setor, este artigo é para você.
Falaremos sobre os principais pontos que você não pode deixar de lado, com um guia para se tornar um empreendedor social.
O que é preciso para ser um empreendedor social?
Pode até parecer um clichê, contudo, é preciso querer.
O real desejo de desempenhar esse papel na sociedade é o que, de fato, é preciso para adentrar nesse mundo, afinal, ele exige muita dedicação e empatia para ajudar o próximo.
Sabendo que é isso que você realmente quer, o passo seguinte é justamente o que você está fazendo agora, obter informações para desempenhar um bom papel.
E o guia que preparamos é justamente para te auxiliar com isso.
Guia para se tornar um empreendedor social
Alguns passos são fundamentais para se consolidar como um empreendedor social, e vamos falar sobre os principais a seguir.
#1 Escolha um público
Existem diversos públicos na sociedade que possuem necessidades que precisam ser supridas, e não dá para atender todas ao mesmo tempo…
Sendo assim, defina para o que o seu empreendedorismo social será voltado, para qual público e de que forma.
Além disso, é preciso mapear quais são as necessidades específicas desse público para que você possa supri-las.
#2 Escolha uma entidade do terceiro setor
Apesar de as ONGs serem comumente a primeira coisa que vem à mente quando se fala do terceiro setor, existem outras entidades pelas quais você pode optar para exercer suas atividades.
Alguns exemplos são:
- As fundações;
- Entidades beneficentes;
- Associações de moradores; entre outros.
Sendo assim, escolha a forma que melhor atender as necessidades do seu público.
#3 Elabore projetos
Sabendo como você irá atuar e quais são as necessidades existentes, é preciso elaborar projetos que visem, de fato, auxiliar as pessoas.
Para isso, é preciso dedicar tempo para realizar um planejamento que encontre soluções para todos os problemas e necessidades levantadas.
#4 Faça parcerias e encontre fontes de captação de recursos
A captação de recursos é vital para o funcionamento de qualquer entidade do terceiro setor e, portanto, é imprescindível ter planejado como você irá conseguir isso.
As parcerias são uma alternativa crucial para iniciar como um empreendedor social, podendo ser realizada com empresas ou até mesmo com o Governo.
É preciso avaliar as possibilidades e optar pelas mais cabíveis.
#5 Preparação para prestação de contas
Entidades do terceiro setor tem obrigações para cumprir, dentre elas, a prestação de contas.
É assim que você irá comprovar que seu empreendimento social está cumprindo de forma íntegra com seu objetivo, utilizando todos os recursos obtidos em prol da sociedade.
Tenha suporte para cuidar de todos esses aspectos!
Se tornar um empreendedor social não é simples e demanda muita atenção com esses principais aspectos e tantos outros detalhes…
Por isso, ter o suporte de quem pode te auxiliar a manter tudo em dia e funcionando da forma impecável é crucial.
Para isso, uma contabilidade especializada no terceiro setor é fundamental, especialmente no que se trata da conformidade da sua entidade.
E você pode contar conosco para isso! Basta nos contatar.
Fonte: Gestão Terceiro Setor