4 dicas infalíveis para contabilidade para o terceiro setor. [A terceira é fundamental]
O terceiro setor tem sido um dos mais importantes para toda sociedade. E independente do ramo que se atue, é preciso ter em mente a importância de uma contabilidade especializada no terceiro setor.
1 – Controle de gastos e captação de mais recursos dentro do permitido na Lei
É preciso bastante cuidado quanto às questões de controle de gastos, por exemplo, visto que um desequilíbrio nesse sentido pode trazer despesas, que dariam para ser melhor gerenciadas e equilibradas, caso houvesse uma assessoria contábil coerente com a realidade do empreendimento.
Outro ponto no sentido da otimização de equilíbrio vem por meio das melhores indicações na captação de recursos para o terceiro setor. Sendo um especialista contábil desse nicho, é possível que a instituição consiga adquirir maiores forças e implementar ações mais coerentes dentro da legalidade para alcançar maiores doações.
2 – Tributação e normas brasileiras de contabilidade para o terceiro setor
Todo tipo de empresa possui um tipo de regime tributário mais coerente à sua realidade. Em alguns casos, após uma série de análises, é possível dizer que o Simples Nacional é o melhor, em outros, o Lucro Presumido ou o Real seriam mais indicados.
É por isso que se faz importante ter uma contabilidade que entenda de todos esses aspectos, com base no tipo de faturamento do terceiro setor.
Toda empresa, e isso não muda por ser uma entidade do terceiro setor, precisa prestar declarações com base em sua atuação para o Governo, Fisco, Receita. Assim, existem exigência específicas que precisam ser cumpridas e feitas em cada caso, e é por isso que mais uma vez se fala aqui da importância de ter uma assessoria contábil para o terceiro setor.
Esse assunto se torna tão sério, e ao mesmo tempo importante, que fica claro que, em algumas situações, organizações do terceiro setor são consideradas como alvos de lavagem de dinheiro, trazendo algumas investigações que não seriam favoráveis para a imagem da mesma, e é por isso que tudo tem que ser acompanhado e declarado muito adequadamente, evitando-se passar por suspeitas ou apuros de qualquer natureza.
3 – Demonstrações contábeis
O objetivo das demonstrações é garantir um maior controle patrimonial e financeiro, aumentando também a transparência e credibilidade, já que estando tudo “ok”, tudo isso confirma o bom proceder da instituição.
Já o balanço patrimonial, permite uma melhor estrutura para os recursos da organização, de acordo com cada período, e por isso deve ser feito também.
4 – contabilidade para o terceiro setor e as demonstrações contábeis
Como dito anteriormente, as empresas do terceiro setor devem possuir uma transparência contínua de todas as suas ações fiscais e financeiras, e uma forma bem eficaz de gerar maior confiabilidade perante o exercício da instituição, vem por meio das movimentações patrimoniais, organizacionais, financeiras, que permitem maior transparência e boas interações com a sociedade.
Portanto, venha fazer conosco a sua contabilidade e esteja seguro em todos os sentidos!
Nós vamos dar força à sua instituição e trabalhar nos maiores aspectos de necessidade para potencializar seus resultados.