4 maneiras inovadoras de organizar um consultório odontológico
Se você possui um consultório de odontologia, saiba que esse artigo poderá ser de grande ajuda!
Nossa contabilidade para dentistas e clínicas odontológicas se dedicou a trazer informações de real valor sobre como organizar seu consultório odontológico.
Então, vamos lá, entender melhor?
1- O motivo de organizar seu consultório
Bom, organizar um consultório é um dos pontos mais importantes. Primeiro, porque a primeira impressão é a que fica e, segundo, porque com essa organização é possível gerar maior lucratividade e facilidade produtiva para sua clínica odontológica.
Um consultório bonito, limpo e organizado faz com que a imagem da sua clínica fique bem posicionada na mente do cliente. Assim, as chances de retorno dos pacientes, devido à organização e bom atendimento, são ampliadas de forma absoluta.
Mas existem outros pontos para essa organização, como decoração, cores, quadros, peças e outros elementos que podem estar integrados ao seu consultório.
Portanto, vejamos outros pontos de importância!
2- Categorização dos instrumentos usados na clínica odontológica
Muitos instrumentos bucais e odontológicos são usados em diversos procedimentos, por isso, é preciso categorizá-los. Ou seja, quanto mais organizados e quanto mais fáceis estiverem, melhor para você!
Então, o que você pode fazer para manter esses instrumentos odontológicos mais organizados?
- Segmente os setores. Exemplos: aparelhos e materiais para limpeza bucal, aparelhos e materiais para ortodontia, aparelhos e materiais para reconstrução, entre outros.
- Identifique os produtos e instrumentos usados.
3 – Mantenha as fichas dos pacientes de fácil acesso
Não há nada mais desorganizado do que demorar para achar e, até mesmo, perder a ficha de um paciente.
Isso demonstra muita falta de cuidado com a organização e com o próprio paciente, e fica muito feio para a imagem da sua clínica odontológica. Portanto, independentemente de a armazenagem dessas fichas serem físicas ou digitais, tenha tudo organizado!
Preferivelmente, como forma de otimizar os espaços e aproveitar a facilidade dos recursos digitais, dê preferência por ter esses prontuários e fichas todos digitalizados ou com acesso por softwares para setor de odontologia, isso vai facilitar muito no acesso às informações mais importantes do paciente, dos procedimentos já realizados, de exames e de diagnósticos, por isso, vale a pena o investimento!
4 – Banheiros são atrativos e convidativos para clientes!
Vamos ser sinceros? Todo mundo tem necessidades de ir ao banheiro, concorda?
Às vezes, uma consulta pode levar mais de 2 horas para ocorrer, em caso de atendimento por horário de chegada – como é muito comum em grande parte dos atendimentos odontológicos.
Assim, os pacientes podem querer ir com certa frequência ao banheiro, e se ele estiver sujo, além de aparentar muita falta de zelo com seu estabelecimento, mostrará o quanto desarrumado e desorganizado é seu consultório, e em se tratando de uma clínica de saúde, imagine o que os pacientes podem pensar…
Exemplo:
“Ora, se o banheiro é sujo desse jeito, imagine a limpeza e manutenção dos aparelhos bucais e dentários, como devem ser?!”
Quando um cliente entra em um consultório, ele olha tudo, observa os mínimos detalhes e mesmo que haja grande rotatividade de pessoas usando o banheiro, o setor de limpeza deve estar muito atento para manter a boa imagem da sua clínica de odontologia!
Viu que dicas legais e válidas?
Então, se precisar de ajuda para contabilidade de sua clínica, venha conversar conosco, pois podemos te ajudar em muitos sentidos, desde reduzir custos até na otimização dos seus lucros!
Vamos lá?