Compartilhe:

Conheça agora os tipos de sociedade empresarial

Saiba quais são os tipos de sociedade empresarial e escolha a melhor para ter um negócio próspero

Entenda os principais benefícios ao adotar o modelo de sociedade empresarial mais adequado ao seu negócio e rentabilize desde o início das suas atividades!

Se você está pensando em abrir um negócio próprio, parabéns pela iniciativa, pois o empreendedorismo tem sido um fator muito positivo para alavancar a economia do país.

Mas isso não quer dizer que tudo é lindo e perfeito, pois na realidade você precisa ter um bom conhecimento de como funcionam todos os bastidores, por conta de diversos pormenores que são muito importantes, sendo um deles a questão da sociedade empresarial.

Afinal, no artigo de hoje falaremos a respeito de 9 tipos de sociedade empresarial e a importância de você ter esse conhecimento prévio ao definir o modelo societário do seu negócio.

Então, feitas as considerações iniciais, vamos ao que interessa!

Tipos de sociedade empresarial

A ideia deste artigo é proporcionar um conhecimento inicial a respeito dos tipos de sociedade empresarial, então faremos isto de forma bastante direta e objetiva para que você tenha um bom entendimento

  • Sociedade simples

O próprio nome já diz tudo, pouca formalidade, sociedade composta por duas ou mais pessoas, geralmente voltada para prestadores de serviços.

Todas as disposições são colocadas em contrato social.

  • Sociedade em nome coletivo

Nesse tipo de sociedade empresarial, o que preza é a coletividade, onde todos os sócios possuem responsabilidade ilimitada e solidária

Porém, cada sócio responde de forma isolada e ilimitada por sua obrigação social.

Neste modelo, possíveis dívidas podem atingir os bens pessoais dos sócios.

  • Sociedade em comandita simples

Aqui, prevalecem dois tipos de sócios: 

  • Comanditados (pessoas físicas responsáveis de forma ilimitada por suas obrigações sociais);
  • Comanditários (obrigações referentes, somente, ao valor de sua quota.

É o contrato que especifica cada um deles, dentro de um negócio.

  • Sociedade limitada

Aqui, neste tipo de sociedade empresarial, duas ou mais pessoas podem ser sócias, porém a responsabilidade é limitada, sendo que os papéis de cada sócio, assim como suas obrigações, são descritos de forma detalhada no contrato social.

  • Sociedade anônima

Esse modelo de S/A já é voltado para a transação de ações no mercado financeiro, onde existe regulamentação por leis específicas, e o capital da empresa não está atribuído a alguma pessoa específica.

  • Sociedade comandita por ações

Da mesma forma que a sociedade anônima, nesse modelo de sociedade empresarial, o capital é dividido em ações, havendo um número mínimo de 2 sócios.

Os sócios respondem pelo preço das ações, enquanto os diretores da empresa assumem as responsabilidades solidárias e ilimitadas com as obrigações.

  • Sociedade em conta de participação

É uma sociedade com prazo limitado, com um objetivo já determinado em explorar certo projeto.

Apenas um dos sócios, obrigatoriamente, tem de representar a empresa com seu nome individual e assumindo tais responsabilidades

Não hesite em contar com auxílio profissional!

Já deu para perceber que, por mais que tenhamos explicado de forma objetiva a respeito dos tipos de sociedade simples, a verdade é que o assunto é ainda mais complexo, com uma profundidade maior de detalhes.

Contudo, você não precisa se preocupar com isso quando tem profissionais qualificados para te auxiliar com todos esses pormenores de modelos societários, assim como a abertura efetiva da sua empresa, regime de tributação, dentre outros.

E essa é a nossa proposta para você!

Portanto, amigo empreendedor, entre em contato agora mesmo e tenha um de nossos especialistas à sua disposição.

Fonte: Abrir Empresa Simples