Como funciona o processo de abertura de empresas para médicos
Existem vários procedimentos obrigatórios quando o assunto é abertura de empresas para médicos. Além de todas as necessidades legais que precisam ser observadas na formalização de qualquer negócio, é preciso desse modo, observar questões específicas por se tratar de uma atividade profissional extremamente complexa.
Desse modo, é muito natural ter dúvidas sobre abertura de empresa para médicos então este artigo pretende esclarecer alguns pontos essenciais para realizar essa formalização. Vamos lá?
Escolha a natureza jurídica
O CNPJ Médico pode ser inserido em várias naturezas jurídicas. A escolha da mais adequada varia de acordo com o faturamento, se acaso o negócio terá ou não sócios, entre outros fatores. Veja então, alguns dos principais tipos de empresa que existem e são possíveis para a área médica.
EIRELI
EIRELI é a sigla de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada,natureza jurídica regulamentada pela Lei nº 12.441/11. Nesse modelo, a empresa é composta por um único sócio — que desse modo, não pode ter os seus bens atingidos por possíveis problemas financeiros da organização.
Uma das exigências para abrir uma EIRELI é ter o capital inicial no valor de pelo menos 100 salários mínimos vigentes no momento do registro. Como vantagem a modalidade não limita então, o valor de faturamento anual do negócio.
Sociedade Simples
Dessa forma, a empresa é caracterizada pela associação de pelo menos dois médicos que vão então, compartilhar o mesmo espaço de trabalho. Os sócios precisam assim, seguir as regras e responsabilidades descritas no contrato social registrado no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas.
Sociedade Limitada
Na Sociedade Limitada existe a associação de dois ou mais sócios e eles têm responsabilidades definidas assim, de acordo com o investimento feito no negócio. Essa é uma forma de proteger o capital da empresa em caso de problemas financeiros.
Defina o tipo de tributação
Outra decisão essencial na abertura de empresas para médicos é o regime tributário em que a empresa será enquadrada. Essa definição é que determina qual será a carga tributária paga pelo negócio, ou seja, a quantidade de impostos. Confira algumas possibilidades de regimes tributários para médicos a seguir.
Simples Nacional
O Simples Nacional é o regime tributário mais aproveitado no país e foi desenvolvido para micro e pequenas empresas. A principal vantagem é que ele permite que impostos federais, estaduais e municipais sejam pagos em uma única guia mensal. para escolher essa opção é obrigatório ter um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Lucro Presumido
No Lucro Presumido o teto para o enquadramento é um faturamento anual de até 78 milhões. Nele os impostos são calculados considerando um valor aproximado do lucro, que não necessariamente é o lucro real. Por meio vão ser pagos os tributos federais Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).
Faça o registro no Conselho Regional de Medicina
Uma das principais diferenças ao realizar a abertura de empresas para médicos é a necessidade de realizar o registro do negócio no Conselho Regional de Medicina. O órgão é responsável por, entre outras obrigações, fiscalizar a atuação de profissionais da área e cadastrar as empresas, clínicas e consultórios que são abertos. O processo de registro muda de acordo com o estado e é preciso solicitar na instituição local.
Ao longo do texto destacamos alguns pontos explicando como funciona o processo de abertura de empresas para médicos. Como vimos, é necessário realizar escolhas importantes e técnicas, bem como lidar com uma série de questões burocráticas. Para fazer tudo isso com mais segurança e tranquilidade é indicado contar com a orientação de um contador especializado em contabilidade para médicos.
Tem alguma dúvida sobre a abertura de empresas para médicos? Quer ajuda para conseguir o seu CNPJ Doutor? Entre em contato com a nossa empresa!