Balanço patrimonial no terceiro setor: saiba porque é importante!
Você sabe dizer como a sua entidade do terceiro setor realmente se beneficia de uma balanço patrimonial?
Caso você são saiba responder essa pergunta com precisão, tampouco sabe o que é e para que serve esse instrumento contábil tão valioso para sua organização sem fins lucrativos, não se preocupe!
Elaboramos esse conteúdo especialmente para esclarecer suas dúvidas e explicar porque é importante o balanço patrimonial no terceiro setor.
Acompanhe!
O que significa balanço patrimonial no terceiro setor
Primeiramente convém esclarecer o seguinte: a contabilidade conta com algumas ferramentas para o controle das variações do patrimônio de uma empresa, e essas ferramentas são chamadas de Demonstrações Contábeis.
De todas as demonstrações contábeis, a principal é o balanço patrimonial, vez que faz um resumo das alterações e variações de todo o patrimônio no decorrer de cada exercício de uma empresa.
Entendido?
Então tá tudo certo.
Logo, a partir do balanço patrimonial, surgiu o conceito de balanço social – uma vez que, o balanço patrimonial resume em direitos, bens e obrigações patrimoniais de empresas, o balanço social visa resumir também as ações, o valores e compromissos da empresa com a sociedade.
Na área do terceiro setor, o balanço social é uma forma da entidade sem fins lucrativos prestar contas à sociedade, parceiros e doadores, a respeito de sua gestão econômico-social, principalmente focando em seu relacionamento com a comunidade.
Assim, o balanço social, apresenta o resultado da sua ONG com relação à responsabilidade social.
Com isso, ela consegue, através desse balanço, apresentar o seu lado social.
Em síntese, o balanço social é a definição atribuída à publicação de um conjunto de indicadores e informações dos seus investimentos e ações realizadas pela entidade no cumprimento de sua função social junto ao governo, funcionários, e às comunidades com que interagem, direta e indiretamente.
Logo, muito embora diversas pessoas utilizem a expressão “balanço patrimonial no terceiro setor”, a mais apropriada para esse segmento é “balanço social no terceiro setor”.
E qual a importância do balanço social no terceiro setor?
Selecionamos alguns dos principais objetivos pelos quais o balanço social é de grande importância nas organizações sem fins lucrativos:
- Torna possível identificar quão sólida é a estratégia de crescimento e sobrevivência da instituição em relação à responsabilidade social.
- Apresentar investimentos e gastos com ações sociais.
- Clarificar as politicas administrativas e seus objetivos.
- Mostrar como sua entidade do terceiro setor se relaciona com a sociedade.
- Conferir maior transparência e visibilidade às informações que interessam a sociedade em geral.
- Entre outros!
Sendo assim, ainda que o balanço social tenha sua origem no balanço patrimonial, ou seja, tenha sua origem na contabilidade, você não deve vê-lo apenas como um mero demonstrativo contábil, e sim como uma maneira de explicar a preocupação da sua entidade com o cumprimento de sua responsabilidade social.
Portanto, se você precisar de ajuda nesse sentido e se tiver o desejo verdadeiro de fazer sua entidade do terceiro setor continuar prosperando de forma sólida e legal, venha conversar com nosso contabilidade para o terceiro setor.
Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!