Compartilhe:

Como abrir um CNPJ no Rio de Janeiro?

Se você está pensando em abrir um CNPJ no Rio de Janeiro, esse é seu ano oficial como empreendedor. Mas você deve levar em consideração várias etapas antes de tornar seu sonho real

Para criar uma empresa hoje já não basta abrir o seu negócio e esperar que os clientes cheguem. É preciso também considerar todo aspecto burocrático para abrir sua empresa legalmente e com isso ter seu CNPJ.

E dependendo do ramo de atividade que vai escolher, é preciso estar atento às diferentes licenças necessárias para o início das suas operações. No artigo abaixo, detalhamos como abrir um CNPJ no Rio de Janeiro do jeito certo. Confira!

Primeiro comece com o planejamento

O primeiro passo que você deve dar depois de tomar a decisão de empreender é especificar a ideia de negócio que você tem em um plano de negócios. Isso deve incluir os seguintes pontos:

Características do mercado 

Você deve realizar um estudo de mercado para conhecer a situação real atual do setor em que deseja atuar, bem como sua concorrência.

SWOT 

Você terá que analisar as características internas e externas do seu projeto em relação às Fraquezas, Forças, Ameaças e Oportunidades do negócio. Seja o mais honesto e exaustivo possível, isso o ajudará a definir corretamente seu projeto e evitar possíveis problemas futuros.

Meta 

Para começar, você precisará definir uma meta realista que possa alcançar no curto prazo (6 meses). Após esse período, você poderá avaliar o sucesso de sua empresa, corrigir possíveis erros e/ou avaliar sua continuidade.

Estrutura jurídica 

O próximo passo é estabelecer a estrutura jurídica que seu negócio precisa. Em outras palavras, é hora de abrir um CNPJ no Rio de Janeiro, para que sua empresa esteja legal perante os órgãos fiscalizadores.

Leia também::: Quer saber como registrar um funcionário? Leia este material!

Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro

Aqui entra a parte burocrática do projeto de abrir um CNPJ no Rio de Janeiro. E neste momento, você deverá apresentar diversas informações como:

  • RG e/ou CNH
  • Número do CPF
  • Endereço do estabelecimento
  • e dados similares…

Esses documentos são necessários para a elaboração do Contrato Social, que é necessário de acordo com a Natureza Jurídica escolhida. Essas informações deverão ser entregues nos seguintes órgãos governamentais:

  • Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro
  • Prefeitura
  • Receita Federal
  • Estado

Obs: Cada um desses órgãos no Rio de Janeiro dispõe de ferramentas on-line para esta parte.

Tipo societários mais procurados 

Durante o processo de abertura de empresa no Rio de Janeiro, também deverá escolher o tipo societário e qual será a natureza jurídica do seu negócio. As principais opções são:

  • MEI (Microempreendedor Individual)
  • EI (Empresário individual)
  • Ltda (Limitada)
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)

Cada uma tem suas particularidades, como valor que pode faturar por ano, número de funcionários, se é formada por mais pessoas, entre outras.

Hora da burocracia

Após definir os pontos acima, vamos para a parte burocrática. O primeiro deles é fazer o pedido de Consulta Prévia Local junto à Prefeitura do Rio de Janeiro, no qual informará ao setor de fiscalização e alvará que pretende abrir uma empresa em determinado imóvel.

Será feita então uma avaliação se a atividade que pretende desempenhar pode ser realizada no imóvel e na região da cidade. 

O segundo passo é fazer o pedido de viabilidade na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA). Junto ao pedido, deverá apresentar informações como CPF dos sócios, nome da empresa, endereço, atividades, valor do capital social, entre outros, que serão encaminhados à Receita Federal para liberação do CNPJ.

E o pedido do CNPJ é o próximo passo para abrir um CNPJ no Rio de Janeiro. Ele é feito no site da REDESIM, quando será gerado o Documento Básico de Entrada no CNPJ, conhecido também como DBE, que é gratuito.

Junto ao pedido de CNPJ, deverá apresentar o contrato social da empresa, na qual já deverão estar definidos os sócios, capital social, atividade a ser exercida entre outros itens.

Por fim, será feita a emissão da Taxa do Alvará de Funcionamento. O pedido é também feito no setor de fiscalização e emissão de alvará da Prefeitura do Rio, hoje, no Site do “Carioca Digital”.

Além disso, será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 1.027,00 (ano 2022) para emissão do alvará. Essa taxa é única e só precisará ser paga novamente se houver mudança de endereço ou atividade(com desconto nessa). Ah, uma informação importante é que, em alguns casos, poderá pedir dispensa do alvará. 

Leia também::: Saiba tudo o que você precisa considerar ao abrir um negócio!

Tenha apoio contábil

Uma forma de tornar o processo de abrir um CNPJ no Rio de Janeiro mais fácil é contar com uma empresa contábil que seja experiente na abertura de empresas. E neste ponto, a Rodrigues & Rodrigues se destaca!

Contamos com especialistas que poderão lhe ajudar com cada etapa do processo de abertura de empresas, tais como:

  • Elaboração e registro do Contrato Social
  • Obtenção das licenças e alvarás
  • Solicitação e emissão do CNPJ
  • Compra do Certificado Digital

Ou seja, mais do que abrir uma empresa, é preciso fazer isso do jeito certo para não enfrentar problemas. E a Rodrigues & Rodrigues Contabilidade pode fazer todo o processo de abertura para você. 

Além disso, enquanto nossos especialistas se concentram nos procedimentos de regularização para que você tenha seu negócio aberto com segurança e sem custos desnecessários, você foca no seu plano de negócios e outras áreas para tornar seu empreendimento um sucesso.

Portanto, agora que você já sabe como abrir um CNPJ no Rio de Janeiro, conte com a Rodrigues & Rodrigues ao seu lado. Para saber mais, clique aqui e converse com nossos consultores!